quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Conhecendo o Lev Vygotsky

Olá! Vamos conhecer um pouco sobre um Psicológo que trouxe várias contribuições importantíssimas para a educação?



VAMOS LÁ!

QUEM FOI ELE?
  
Lev Semyonovitch Vygotsky nasceu na cidade de Orsha, na Bielo-Rússia, no dia 05 de novembro de 1896, mas com cerca de um ano de idade sua família  mudou-se para a cidade de Gomel nesse mesmo país. Morreu em Moscou de Tuberculose aos 37 anos. Professor e pesquisador, Vygotsky foi conterrâneo de Piaget, construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento sendo essa teoria intitulada como psicologia histórico-cultural ou psicologia interativistas sócio-cultural, também conhecida como psicologia sócio-interacionista ou ainda Teoria histórico-social. Além de ter desenvolvido estudos que destacam a relação entre a psicologia e a pedagogia. Imagem de Vygotsky 

 

Teoria Sócio-interacionista 

Vygotsky inicia suas teorias no final da revolução russa quando o país se torna socialista criando assim um pensamento marxista, pois segundo Marx: “tudo é histórico, fruto de um processo e, que são as mudanças históricas na sociedade e na vida material que modificam a natureza humana em sua consciência e comportamento”. Influenciado por estas ideias Vygotsky se dizia marxista e desenvolveu sua teoria sobre funções psicológicas superiores, e como a linguagem e o pensamento estão fortemente conectados. Curiosamente suas obras não obtiveram sucesso na União Soviética, território marxista, sendo conhecido por lá como comunista de direita.  Tanto Vygotsky como Piaget compartilham de ideias construtivistas onde a única aprendizagem significativa é aquela que ocorre através  da interação entre sujeito, objetos e outros sujeitos. 

Ele desenvolveu uma relação entre a psicologia e a pedagogia de forma que conceituou e destacou a importância social das intervenções na Zona de Desenvolvimento Proximal inerente a todoa pessoa que aprende com outras pessoas. Veja logo mais no link ao lado um vídeo que mostra isso. Teoria de Vygotsky




Pensamento, linguagem e desenvolvimento intelectual

Segundo Vygotsky (1988), o pensamento é construído num ambiente histórico e social, é sempre mediado pelo outro que indica, delimita e atribui significados à realidade. É  através da interação entre as  condições sociais e a base do comportamento humano que se  formarão as estruturas mentais. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos e todos elementos do ambiente humano carregados de significado cultural. 

Ele afirma que a linguagem tem um papel importante na  determinação de como a criança vai   aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de   palavras. Pois ela não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança, existe uma inter-relação entre linguagem e pensamento, onde cada um proporciona um recurso ao outro; desta forma a linguagem tem um papel fundamental na formação d pensamento e do caráter do indivíduo.


Desenvolvimento e Aprendizagem:  a Zona de Desenvolvimento Proximal 

A aprendizagem é uma experiência   social, a qual é mediada pela interação   entre a linguagem e ação; Para ocorrer a
 aprendizagem, a   interação social deve acontecer   dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.







Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, é a distância entre o nível de desenvolvimento real, ou seja, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, e o nível de desenvolvimento proximal, demarcado pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente. São as aprendizagens que ocorrem na ZDP que fazem com que a criança se desenvolva ainda mais, ou seja, desenvolvimento com aprendizagem na ZDP leva a mais desenvolvimento, por isso, pode-se dizer que, para Vygotsky, tais processos são indissociáveis. 

É justamente nesta zona de desenvolvimento proximal que a aprendizagem vai ocorrer. A função de um educador escolar, por exemplo, seria então, a de favorecer esta aprendizagem, servindo de mediador entre a criança e o mundo. É assim que as crianças, possuindo habilidades parciais, as desenvolvem com a ajuda de parceiros mais habilitados (mediadores) até que tais habilidades passem de parciais a totais. Para Vygotsky, o processo de aprendizagem deve ser olhado por uma ótica prospectiva, ou seja, não se deve focalizar o que a criança aprendeu, mas sim o que ela está aprendendo. Quer ler mais sobre esse assunto? Consulte: VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 




Pensamento e Linguagem


Existem duas grandes vertentes na Psicologia que explicam a aquisição da linguagem: uma delas defende que a linguagem já nasce conosco; outra, que é aprendida no meio. Vejamos os principais autores de cada uma das partes:

Proposta ambientalista: “do nada ao tudo através da experiência” 
 Skinner: possibilidade de explicar a linguagem e qualquer comportamento humano complexo pelos mesmos princípios estudados em laboratório. 

A proposta inatista forte: Chomsky - o bebê nasce com todo o aparato. Nada é aprendido no ambiente; é apenas disparado por ele. A criança apenas vai se moldando às especificidades da sua língua.

A proposta interacionista: 
Piaget: o mecanismo interacionista - a linguagem faz parte de uma função mais ampla, que é a capacidade de representar a realidade através de significados que se distinguem de significantes
Vygotsky: raízes genéticas do pensamento e da linguagem linguagem é considerada como instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico, nem cultural.
Bruner: Psicologia culturaldefende a visão cultural do desenvolvimento   da linguagem e coloca a interação social no centro de sua atenção sobre o processo de aquisição.

   Cole: Sociocultural – para que a criança adquira mais do que rudimentos   de linguagem, ela deve não apenas ouvir ou ver linguagem, mas também participar de atividades que a linguagem ajuda  a criar e manter.

A linguagem é, antes de tudo, social. Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão. Essa função comunicativa está estreitamente combinada com o pensamento.
A comunicação é uma espécie de função básica porque permite a interação social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento.

Para Vygotsky, a relação entre pensamento e linguagem é estreita. A linguagem (verbal, gestual e escrita) é nosso instrumento de relação com os outros e, por isso, é importantíssima na nossa constituição como sujeitos. Além disso, é através da linguagem que 
  aprendemos a pensar (Ribeiro, 2005). 

Referência

—RIBEIRO, A. M. Curso de Formação Profissional em Educação   Infantil. Rio de Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005.




                 Recapitulando


A teoria de Vygotsky enfatiza a natureza social dos processos de desenvolvimento e suas formas mais complexas de organização. A partir de breves considerações acerca de alguns aspectos básicos dessa teoria, é possível constatar que seus postulados podem propiciar reflexões significativas sobre a prática pedagógica. Para tanto, faz-se necessário conhecimento teórico e disponibilidade para ressignificar o real, uma vez que as idéias não são mecanicamente transferíveis para a sala de aula: uma teoria dinâmica não pode ter um sentido estático, precisa ser abordada em seu movimento histórico. 

Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. A ideia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer, porém, que se deve apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos aos alunos. 


Referências

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1998.

—RIBEIRO, A. M. Curso de Formação Profissional em Educação   Infantil. Rio de Janeiro: EPSJV / Creche Fiocruz, 2005. 











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