Algumas Dicas Importantíssimas
No livro "Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula", de Celso Antunes (2002), existem algumas dicas importantes que contribuem para aulas dinâmicas e interativas.
Abaixo, segue algumas delas, confira!
Vamos Implantar em nossa sala de aula?
- Faça do saber que seu aluno possui, a âncora para novos saberes a serem trabalhados;
- Para "guardar elementos na memória de seus alunos", use a coerência, a emoção e motivação ou, se puder use os três;
- Faça seu aluno falar das coisas que aprendeu com linguagens pictóricas, gráficas, númericas, mímicas, sonoras e outras.
- Apresente os temas sob forma de desafios, situações-problema etc;
- Nunca apresente ao aluno uma resposta que o mesmo pode conquistar sozinho;
- Ao desenvolver um tema, busque refleti-lo nos objetivos da disciplina e nos da educação integral;
- Ensine a transferência da solução de um problema para a solução de outros problemas;
- Ao trabalhar um tema, experimente ir do começo ao fim e depois, através de uma engenharia reversa, voltar do fim para o começo;
- Ao analisar um tema, divida a turma em três níveis crescentes de dificuldades; os alunos de menor dificuldade ajudam os de maior;
- Converse, interrogue, entreviste, indague, pergunte tudo o que puder aos alunos e, dessa maneira, resgate o universo vocabular que, então, passará a usar.
Referências
ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?! : em minha sala de aula. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário